Cacheira do Urubu-PE

Cacheira do Urubu-PE

Produção Bibliográfica

Zoneamento agroclimático para a cultura do pinhão-manso
(Jathopra curcas L.) no Estado de Pernambuco
(DISSERTAÇÃO DE MESTRADO)

RESUMO: No presente trabalho procurou-se realizar o zoneamento agroclimático do pinhão-manso (Jathopra curcas L.) em Pernambuco. Para isso, foram utilizados dados climáticos de temperatura do ar media e precipitação pluviométrica de 146 postos, sendo 73 com série histórica de dados acima de 30 anos e outros 73 com série abaixo de 30 anos, porem, maior que 20 anos de observações. A escolha do pinhão-manso foi motivada pelo potencial desta cultura como fonte de energia renovável em substituição aos combustíveis fósseis, bem como pela sua rusticidade, sendo uma nova opção para regiões de clima semi-árido, como ocorre em grande parte da região Nordeste. A escolha da região de estudo esta relacionada a variabilidade climática apresentada por esse Estado e ao potencial que a referida cultura tem em se desenvolver em regiões onde ha pouca chuva. Caracterizou-se também o clima do Estado através do índice de umidade (Iu) de Thornthwaite gerado a partir das variáveis do Balanço Hídrico Climatológico de Thornthwaite e Mather (1955). Os resultados demonstraram que Pernambuco apresenta, pelo menos, sete tipos de clima, desde árido ao úmido. Quanto ao zoneamento, as localidades foram classificadas de acordo com as exigências climáticas da cultura em aptas, restrita por deficiência hídrica e inaptas. De acordo com o estudo, o Estado de Pernambuco apresentou 14,92% de áreas aptas ao cultivo do pinhão-manso, 44,26% de áreas restritas por deficiência hídrica e 40,82% de áreas inaptas.


INTERCEPTAÇÃO DAS CHUVAS EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA DA
MATA ATLÂNTICA NA BACIA DO PRATA, RECIFE, PE

RESUMO: A mata de Dois Irmãos é uma das poucas áreas remanescentes da Floresta Atlântica no Estado de Pernambuco. Nela estão inseridos os açudes do Meio, do Prata e Dois Irmãos que compõem a bacia hidrográfica do Prata. Este trabalho teve como objetivo estudar a partição das chuvas em um fragmento de Floresta Atlântica na Bacia do Prata em Recife, PE. Para obtenção dos dados de precipitação sob florestas, foram instalados 24 interceptômetros e selecionadas 20 árvores do estrato superior, e 10 árvores do sub-bosque foram escolhidas para obter os dados de escoamento pelo tronco. Encontraram-se perdas por interceptação de 208,3 mm, precipitação efetiva de 1.431,7 mm, precipitação interna de 1.392,4 mm, escoamento pelo tronco das árvores do estrato superior de 6,6 mm e escoamento pelo sub-bosque de 32,8 mm, correspondendo a 12,7%, 87,3%, 84,9%, 0,4% e 2%, respectivamente, do total precipitado de 1.464 mm.


ANÁLISE DE ALTERNATIVAS DE INCREMENTO DA
DISPONIBILIDADE HÍDRICA PARA ABASTECIMENTO URBANO DA
ILHA DE FERNANDO DE NORONHA

RESUMO: Em geral, as ilhas oceânicas têm disponibilidade limitada de recursos hídricos para abastecimento urbano. Em Fernando de Noronha, o principal manancial utilizado para o abastecimento está situado na bacia hidrográfica do Xaréu. Objetivando-se aumentar a disponibilidade hídrica da Ilha, foi analisada a possibilidade de interligação da bacia do Xaréu com a bacia do Aeroporto. O estudo foi realizado considerando os dados de precipitação pluviométrica do ano hidrológico de 2007. O deflúvio superficial foi estimado pelo método do número da curva (CN) do Serviço de Conservação de Solo (SCS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA). A análise permitiu constatar a presença de 23 eventos capazes de gerar escoamento superficial, os quais representaram um incremento de 52,38% ao volume de água capitado pela bacia do Xaréu, resultando em significativo aumento na disponibilidade hídrica a ser utilizada para consumo da população local.


AVALIAÇÃO DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO PELO MÉTODO DO INFILTRÔMETRO DE ANEL COM CARGA VARIÁVEL E PELO MODELO DE KOSTIAKOV

 
INTRODUÇÃO: O processo da passagem da água em superfície para camadas mais profundas do solo é denominado Infiltração. Logo, a infiltração da água no solo é um processo dinâmico de penetração vertical da água através da superfície do solo. O conhecimento da taxa de infiltração da água no solo é de fundamental importância para definir técnicas de conservação do solo, planejar e delinear sistemas de irrigação e drenagem, bem como auxiliar na composição de uma imagem mais real da retenção da água e aeração no solo.
Segundo Carvalho (2000) entre as propriedades físicas do solo, a infiltração é uma das mais importantes quando se estudam fenômenos que estão ligados ao movimento de água entre estes a infiltração e a redistribuição.
A infiltração de água no solo deve ser quantificada por meio de métodos simples e capazes de representa, adequadamente, as condições naturais em que se encontra o solo. 

Neste sentido, torna-se necessário adotar métodos e modelos cujas determinações baseiam-se em condições iguais as observada durante ao qual o solo é submetido, Pruski et. al. (1997).
O objetivo deste trabalho é avaliar a infiltração vertical da água no solo e a velocidade de infiltração pelo método do infiltrômetro de anel com carga variável e pelo modelo de Kostiakov.



Nenhum comentário: