Cacheira do Urubu-PE

Cacheira do Urubu-PE

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Impactos da urbanização em bacias hidrográficas

Hidrologia Urbana 
É definida como o estudo dos processos hidrológicos em ambientes afetados pela urbanização.

Consequencias da urbanização em bacias
A expansão das áreas urbanas por meio do desmatamento seguido da substituição da cobertura vegetal por superfícies impermeáveis provocam drástica diminuição da infiltração da água no solo e consequentemente aumento do escoamento superficial direto, fator de grande influência no incremento de inundações no meio urbano.
Para casos extremos, verifica-se que o pico de cheia numa bacia urbanizada pode chegar a ser 6 vezes maior do que o pico desta mesma bacia em condições naturais.
Os problemas climáticos são, basicamente, decorrentes do aumento da densidade das construções. Embora se constituam em impactos de pequena escala que se processam de forma lenta, podem, a longo prazo, alterar significativamente o balanço hídrico que, por sua vez, podem reduzir as vazões mínimas e, consequentemente, produzir certo impacto sobre a qualidade das águas de chuva.

Causas e efeitos da urbanização sobre as inundações urbanas
Causa: impermeabilização; Efeito: maiores picos de vazões.
Causa: redes de drenagem; Efeito: maiores picos de vazões nas proximidades do exutório da bacia.
Causa: lixo; Efeito: degradação da qualidade da água, entupimento de bueiro e galerias.
Causa: rede de esgoto deficiente; Efeito: degradação da qualidade da água, doenças de veiculação hídrica, inundações.
Causa: desmatamento e desenvolvimento indisciplinado; Efeito: maiores picos e volumes, mais erosão, assoreamento em canais.
Causa: ocupação de várzea; Efeito: maiores prejuízos, maiores picos, maiores custos de utilidades públicas.

Existem alguns princípios essenciais que devem ser levados em consideração afim de minimizar os problemas de inundações em áreas urbanas, entre eles o de preservação da várzea, é invariavelmente a solução mais barata, além de oferecer outras vantagens como preservar o ecossistema, criar áreas verdes e oportunidades de recreação.
Ás várzeas de inundação são áreas de escoamento e armazenamento naturais cuja conformação foi delineada pelo próprio rio. Nenhuma ocupação da várzea pode ser feita sem que se tenha de adotar medidas compensatórias muito onerosas.

Um comentário: